A Leitura das Micro Expressões e a Arte da Persuasão

persuasionComo influenciar as pessoas de forma ética?
As Expressões Faciais dão-nos informação acerca daquilo que alguém realmente sente, quando falamos ou escutamos o nosso potencial cliente, ou parceiro de negócio. Quando aprende a “ler” Micro Expressões, consegue facilmente ganhar vantagem nas vendas, nas negociações e nos relacionamentos empresariais.”” Não obstante, não recomendo que utilize este conhecimento de forma pouco ética porque, apesar de poder funcionar no curto-prazo, o potencial cliente acabará por perceber que foi manipulado. Estar consciente daquilo que alguém realmente sente, pode ajudá-lo a construir relacionamentos de longo-prazo e a criar uma “network” de clientes realmente satisfeitos. O principal objetivo de cada conversa de vendas é encontrar o “terreno comum”, os pontos de entendimento entre os interlocutores.

Como construir uma vantagem decisiva?
Gostamos de espelhar pessoas que parecem autoconfiantes, abertas e afáveis. Por isso, quando nos comportarmos neste registo credível, os outros vão seguir-nos. Em variadas situações, antes de formarmos a nossa opinião sobre um determinado assunto, somos influenciados por sinais não-verbais provenientes dos outros. As Micro Expressões, em especial, assumem um papel muito importante porque, durante as interações de vendas, focamos, essencialmente, a cara do nosso interlocutor.

Quando as pessoas demonstram entusiasmo acerca de um filme ou de um determinado projeto, tendemos a ficar receptivos, e mais positivos, a respeito desse evento. Por outro lado, se alguém demonstra nojo, ou diferentes sinais de desaprovação, quando fala acerca de um determinado evento, tendemos a “descartar” a possibilidade de vir a participar. É neste momento que deve aproveitar a oportunidade. Se tiver uma proposta interessante, avance de forma aberta e amigável, examine os sinais não-verbais do seu cliente e ajuste os seus argumentos. Foi, por isso, que criámos a técnica BLINK, que ensinamos ativamente nos nossos programas de Micro Expressões. A técnica BLINK oferece-lhe um mapa sobre a forma como deve responder verbalmente a comportamentos não-verbais.

Veja o que os nossos clientes dizem a respeito dos nossos programas:

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Como criar um forte argumento de vendas através das Micro Expressões?
Vejamos rapidamente como pode ajustar o seu discurso, às Micro Expressões que vai detetando na face dos seus clientes. Provavelmente, existem diversos caminhos para apresentar a sua proposta de vendas, de acordo com as necessidades especificas de cada cliente. Quando presta atenção ao sinais não-verbais positivos, pode utilizar as palavras com as quais o cliente está de acordo. Caso observe que o cliente não está de todo convencido, tendo por base a “leitura” das Micro Expressões, pode adaptar os seus argumentos no decorrer da ação e ajustá-los às reais necessidades do cliente. Uma atitude proactiva, de procura constante dos pontos que tem em comum com o seu cliente, ajuda a captar o interesse de forma mais eficaz.

– Publicado por Kasia Wezowski
– Traduzido por António Sacavém