Micro Expressões e os Negócios
Os seus clientes comunicam através de Expressões Faciais.
Ter conhecimento acerca de Micro Expressões, é um factor crucial para perceber as necessidades das pessoas. Como sabe, o sucesso empresarial está largamente dependente da compreensão das expectativas dos clientes e dos colaboradores. São cometidos erros decorrentes de uma interpretação deficiente da mensagem que alguém está a comunicar e que, frequentemente, poderiam ser evitados, caso os líderes tivessem mais conhecimento acerca das Micro Expressões e da Linguagem Corporal. Pode estar a pensar que o seu parceiro de negócio está a demonstrar concórdia através doe um sorriso mas, diversas vezes, poderá estar a comunicar, na realidade, desprezo. Nesse caso, está a fazê-lo perder o seu tempo!
Adapte o seu discurso tendo em conta o que está a ver.
Reconhecer as Micro Expressões pode, por vezes, salvar o seu negócio, caso esteja preparado para as “ler” no momento certo e responder apropriadamente, ajustando as suas palavras aos sinais não-verbais. Várias pessoas relatam ter dificuldade em observar a face e prestar, em simultâneo, atenção ao que está a ser dito. Na realidade, é fácil ultrapassar este obstáculo, através da utilização da técnica apropriada. Observar, apenas, a reação da pessoa, nos momentos cruciais da conversa, pode ajudar muito o processo de “leitura”. E se “perder” uma Micro Expressão o jogo não está terminado, tendo em conta que pode aplicar a técnica Q4, que vai aprender nos nossos programas de Microexpressões.
As Micro Expressões são a sua bússola, fazendo jus à metáfora do capitão de navio, que necessitava de uma bússola para conduzir o barco na direção certa. O mesmo acontece nas negociações: necessita de detetar as Micro Expressões e utilizá-las enquanto “elementos de orientação”, que lhe permitem ajustar as suas palavras às expectativa do seu cliente. Se observar o cliente a “franzir a testa” quando menciona o preço, pondere oferecer-lhe um bónus extra ou explicar-lhe melhor as vantagens do produto. Frequentemente, necessita de responder rapidamente, para evitar que o cliente chegue a uma conclusão negativa acerca da sua proposta. Quando os clientes partilham verbalmente os seus pensamentos, provavelmente, já é tarde demais para mudar a perspectiva que eles têm acerca da sua proposta!
– publicado por Kasia Wezowski
– traduzido por António Sacavém